sábado, 5 de dezembro de 2009

Preguiça, mendicância e esmolagem

Nem todos os cidadãos são plenamente cônscios dos benefícios e assistencialismo concedidos aos pobres. As favelas, vilas e aglomerados, formados à revelia da vontade dos cidadãos, são plenamente assistidas por postos de saúde, atendimento do SAMU, Vila Viva, Vozes do Morro, quadras de esporte, etc.

Os pobres residentes destes aglomerados tem Bolsa Família, Auxílio Reclusão para os familiares presos, seguro desemprego, assistência social da prefeitura, programas de ONGs, auxílio da Igreja Católica, auxílio dos Centro Espíritas com doação de refeições, cesta básica e sopas, isenção de IPTU e IRPF, etc. Os pobres das metrópoles tem uma gama de assistência invejável.

Mas não satisfeitos com isto, ainda vão pedir esmolas nos cruzamentos, crianças exploradas pelas mães preguiçosas, que ficam sentadas nas calçadas e sarjetas, colhendo os lucros tanto de suas próprias crianças quanto das por ela alugadas, caso não tenham filhos pequenos.

E você, habitante trouxa da metrópole, com pensamentos caridosos na cabeça, cultivados no tempo em que ainda havia honestidade no ser humano, ainda dá esmola pela janela do seu carro, porque fica com dor na consciência, não sei por quê. O imposto que sai do seu bolso sustenta todos os benefícios que enumeramos acima.

Cidadão, deixe de ser um bobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário