quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sofrendo no Fórum Lafaiete

Vivendo em uma época privilegiada de direitos, também estamos sobrecarregados de deveres legais e financeiros. E são muitas as situações que podem conduzir o cidadão até os cartórios da justiça, conduzindo-o às malhas confusas do Fórum Municipal, o famoso Fórum Lafaiete.

Resquício de práticas coloniais, cheio de servidores que herdaram hábitos antigos, o Fórum caminha a passos lentos. Você chega, pega uma senha rabiscada num pedaço de cartolina ensebada e aguarda. Aguarda muito, até que o sono te entorpeça o corpo e a alma. Os servidores tentam te atender, mas os processos que obedecem a princípios anacrônicos, um montão de papel com certidões, procurações, razões e contra-razões impedem um trâmite compatível com o século XXI.

Por que as coisas não andam ?

Muito papel. Muito despacho. Um código brasileiro cheio de detalhes "barrocos". Juízes atolados até o queixo (do pescoço já passou) de serviço. Servidores lesos, que utilizam o processo de esquiva, andando para lá e para cá, para desanimar alguns e estes irem embora.

O povo também tem culpa. Por causa da ignorância, ciúmes, inveja e outros, os homicídios fúteis afogam a justiça. Protestos motivados pelo consumo desenfreado sufocam as varas. Inventários não acabam, pois por causa de dinheiro, irmãos, vejam bem, irmãos querem furar o olho uns dos outros, quando o pai ou a mãe morre. Todo amor fraterno acaba na hora em que se vê um dinheiro na frente. Seria melhor que a única herança que pais deixam para os filhos fosse somente a educação familiar e curricular das escolas onde matriculam os mesmos.

E por último, um fórum pequeno para uma cidade que está designada para receber Olimpíadas e Copa do Mundo. A estrutura disponível é ridícula. O tempo para cada trâmite é absurdo. Enganos são cometidos. Advogados devolvem processos, e por incompetência ou excesso de serviço, as vezes são acusados de não os terem entregue. Formados e com carteira da OAB, obtida em troca de uma prova dificílima, tem que aturar a cara feia e a falta de educação de alguns servidores que já deveriam ter se aposentado.

Já várias vezes tivemos que perder a hora do almoço devido a estes problemas. Belo Horizonte precisa olhar para o Fórum e lhe dar estrutura de metrópole, e não de uma roça grande. Querem que a população cumpra seus deveres, melhorem a estrutura BÁSICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário