sábado, 30 de setembro de 2017

99POP é um verdadeiro caos - Taxi alternativo

O setor de transporte de passageiros em carros particulares provou ser um segmento muito desejável para investimentos. Um grupo chinês investiu perto de 300 milhões de reais no 99 taxis, criando o 99POP.

O serviço UBER

O UBER é um serviço que nasceu nos Estados Unidos, e chegou aos brasileiros completamente estruturado, com regras definidas, um aplicativo de celular quase sem defeitos e com uma plataforma Web invejável. A seleção de motoristas e carros ocorre natural e democraticamente pela intervenção dos passageiros.

A confiabilidade é enorme. Pediu, aparece um carro. Apenas nas segundas feiras, pela manhã, pode ser que faltem carros, bem como nos momentos de chuva. No entanto, é só ter paciência, e se consegue um carro.

Tentativa de copiar

Então o 99 taxis resolve copiar o UBER. Fazem um investimento, recrutam os motoristas, lançam o aplicativo. Mas não é copiando a competência dos outros que se atinge o mesmo resultado. O aplicativo UBER é bem superior ao do 99POP.

Os usuários vem reclamando que pedem um carro, e vem outro, ou então veem na tela que o motorista que não veio está fazendo a corrida para outro passageiro, e pior, estão cobrando do que não recebeu o carro. O localizador falha flagrantemente, desorientando o motorista. Tem horas que o aplicativo do motorista sequer entra, e ele passa para o UBER.

O motivo

Apesar da explicação padrão de que "estamos ajustando o aplicativo, para oferecer os melhores serviços", será muito difícil o grupo de desenvolvedores brasileiro conseguir o resultado do UBER a médio prazo. Alguns fatores se conjugam para que isto ocorra:


  • O analista de sistemas brasileiro não está acostumado a resolver problemas difíceis. Quando o problema fica difícil, reclamam de tempo, de recurso técnico, e resolvem chamar gente de fora;
  • O analista de sistemas brasileiro não é persistente. Os obstáculos o desanimam (estamos falando da média dos analistas);
  • O analista de sistemas brasileiro, em sua grande maioria, não dominam a língua inglesa, para poder ter acesso à literatura informática em inglês, muitas vezes superior à encontrada em português. E as traduções são péssimas;
  • O programador brasileiro age como se fosse apenas um empregado comum de empresa;


Por estes motivos, temos aplicações Web simplesmente ridículas, mesmo nos órgãos do nível estadual e federal. Os gestores ainda pioram a situação, intervindo na especificação final das aplicações, para retirar aquelas que possam comprometer o seu cargo. Os líderes de projetos de aplicativos são escolhidos segundo critérios políticos, e não técnicos.

Atendimento ao cliente

O 99POP não tem um site como o UBER tem, possibilitando o acesso às corridas, e a um canal de reclamação eficaz. O telefone de contato pelo aplicativo não atende. Toca até você desistir. O aplicativo nem de longe atinge o patamar estável do UBER.

Conclusão

O serviço do 99POP está sendo seriamente prejudicado pela plataforma de informática, e por uma ansiedade de concorrência a qualquer preço, prejudicando os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário