sexta-feira, 20 de outubro de 2017

99POP - Caos no sistema de pagamento

Hoje, 20/10/2017, estávamos no centro de BH, resolvendo problemas domésticos.

Na volta, pedimos um 99Pop para voltar ao trabalho. Qual não foi nossa surpresa ao nos depararmos com uma tela do aplicativo pedindo o pagamento no carro. Ou seja, estava recusando o cartão já cadastrado no sistema.

Mudança com o bonde andando

O que acontece, é que os analistas responsáveis pelo aplicativo do 99Pop (99 Tecnologia Ltda) estão mexendo no sistema à medida em que o serviço está em andamento, do que se deduz que motoristas e passageiros estão servindo de cobaias.

O aplicativo UBER, mesmo recebendo alterações no Brasil, foi exaustivamente testado nos Estados Unidos da América. É uma DIFERENÇA GRITANTE. Brasileiros estão querendo fazer frente a um aplicativo testado no primeiro mundo.

Chat persistente

Dias atrás pedi um POP para outra pessoa, normalmente, e veio um determinado Motorista. Ontem pedi para que pudesse ir para o trabalho. Qual não foi minha surpresa ao abrir o Chat para dar instruções ao motorista, como sempre faço, e o Chat estava com mensagens anteriores. Ao descer e pegar o carro, descobrio que o mesmo motorista havia levado a pessoa para a qual pedi o Pop dias atrás. Era o mesmo a que me referi no início do parágrafo. O motorista mesmo se lembrou de ter levado uma pessoa em meu nome.

Ou seja, os engenheiros de sistema da 99 Tecnologia Ltda cometeram um dos erros mais primários na construção de sistemas, que é o de apagar ou esconder as ocorrências de viagens anteriores. A sessão de Chat deve ter como referência não o motorista, mas o par Motorista-viagem. Isto demonstra como o aplicativo 99Pop é uma cópia grotesca do UBER, até perigosa para os motoristas e clientes.

Os ganhos não são tudo

Se o motorista dá preferência aos apenas 19% de participação do 99Pop, contra os aparentemente desvantajosos 25% da UBER, vendo claramente que o aplicativo não é tão bom, ele está se expondo a desentendimentos estressantes com os passageiros, e deveria avaliar melhor o custo e o benefício.

Se a mola mestre do transporte em carro particular compartilhado é um aplicativo seguro e estável, os motoristas não deveriam embarcar tão cega e numerosamente nesta novidade, sem exigir a correção dos erros grotescos do aplicativo.

Conclusão

A pressa é inimiga de um bom serviço. A 99 Tecnologia Ltda precisa corrigir urgentemente os erros do aplicativo, que alias são bem triviais para um analista de sistemas de conhecimento médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário