domingo, 13 de março de 2011

Rua de Lazer - Tumulto no trânsito

Em uma metrópole em que se gasta uma hora para sair do perímetro urbano, as autoridades tentam achar um meio de promover atrações para fixar a população neste perímetro, e evitar uma evasão do grande centro, que transtorna ainda mais o trânsito e prejudica o comércio.

A intenção é boa, mas o espaço urbano não é apropriado. Vejamos os fatores que acumulados tornam estas atrações um motivo de confusão. Em primeiro lugar, os piores motoristas (domingueiros) saem neste dia que escolhem para o evento da Rua do Lazer. Em segundo, escolhem grandes avenidas para fazer a interdição. E em terceiro, a BHTrans não sinaliza as ruas paralelas convenientemente.

Vamos usar o exemplo da Avenida Prudente de Morais, principal acesso à Santa Lúcia, São Bento e Avenida Raja Gabáglia para se ter acesso a outros bairros. Próximo do Museu Abílio Barreto e do supermercado Mart Plus, nos acessos em que se vira à esquerda, descendo para a Avenida Prudente de Morais, são colocados cavaletes logo nas descidas. Não se coloca placas de seguir em frente para quem vem da rua do museu. O resultado é gente descendo na direção proibida, encontrando o cavalete de sinalização e tendo que dar uma perigosa ré. Também existe o caso de quem tenta virar a direita, onde por um acaso é contramão.

Este problema se resolve com uma sinalização antes das curvas de acesso às avenidas interditadas. Antes de resolver os acidentes prováveis, a BHTrans deveria estar preocupada com as agressões verbais que os motoristas dirigem aos que fazem a conversão na direção errada, por serem surpreendidos na conversão indevida.  todos nos sabemos que as agressões verbais podem evoluir para uso de armas de fogo.

A Rua de Lazer é uma intervenção inapropriada no espaço urbano. Crianças devem ser atraídas para as praças, locais arborizados, e não para avenidas asfaltadas. O pobre motorista que quer levar sua família para passear tem que ficar descobrindo como contornar avenidas importantes interrompidas para uma iniciativa um tanto duvidosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário