sábado, 22 de junho de 2013

As manifestações de rua e o apartidarismo

As manifestações populares estão assustando os políticos e os partidos. Imprensa e autoridades celebraram um CONLUIO TÁCITO para se defender. O movimento popular, que chamamos de REVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL DE 2013 foi tão naturalmente bem tramado, que as autoridades não sabem lidar com ele.

Deve-se primeiro avaliar sua eficiência, antes de se inventar teses.

Queremos um rosto

As autoridades querem um rosto, mas perguntamos:

Onde estão os rostos da verdadeira elite brasileira ?

Este pedido desesperado pelo rosto desta REVOLUÇÃO POPULAR é o grito de agonia de quem não cumpriu a sua obrigação e suas promessas, e se vê ameaçado.

Estas pessoas se esquecem da ...

Revolução Francesa e Revolução Brasileira

Na Revolução Francesa, não surgiu um só líder, mas vários, como Robespierre, Danton, Marat, Olympe de Gouges (foi logo morta, mas foi uma líder), e os girondinos. Mas na Era do Facebook, compreende-se que as lideranças são muito mais numerosas, espalhadas pelos Diretórios Acadêmicos universitários e das Escolas que possuem o Ensino Médio.

Os estudantes do Ensino Médio são testemunhas oculares da dificuldade dos pais em lidarem com os numerosos e absurdos Impostos Municipais, Estaduais e Federais, notadamente o Imposto de Renda. E os Impostos embutidos nos produtos de consumo diário são os mais corrosivos. O estudante não pode ter a curto prazo alguma coisa que não seja acompanhada de um endividamento dos pais na fatura do Cartão de Crédito ou do Cheque Especial ou no Empréstimo Pessoal. E estas coisas são absolutamente necessárias.

A alimentação fora de casa, fundamental pois os percursos no transporte são muito demorados, é absolutamente necessária, e o estudante come todo dia. E se conseguir chegar em casa a tempo, não haverá almoço, pois aquela empregada que podia ser contratada foi-se embora de mãos dadas com a Lei dos Trabalhadores domésticos.

A Revolução Francesa começou por causa de algo aparentemente pequeno: o paozinho. A Brasileira de 2013 por causa da passagem de ônibus, coisa aparentemente insignificante.

O transporte público

Então o estudante entra em um ônibus que carrega, além dos passageiros, o risco de assaltos ou vandalismo (incêndios), que anda mais devagar que uma pessoa a pé ou de bicicleta, que recebe mais e mais passageiros mesmo que já esteja sobrecarregado, em número que passa o que consta na plaquinha de máximo de passageiros, e só vai chegar ao seu destino entre uma e duas horas depois.

Falando de ROSTOS como dizem todos estes bobos por aí, que tal publicar os ROSTOS dos empresários que detém as concessões públicas de serviço de ônibus ?

O APARTIDARISMO

Os partidos abaixo do nível da mediocridade, e seus filhos (estes prefeitos e governadores sem idéias e que mais gostam da aparição em eventos públicos financiados com o nosso dinheiro de impostos) é que levaram ao fim a paciência dos brasileiros, a ponto dos manifestantes, em uníssono, gritarem: "sem bandeiras, sem partidos". Este é um sinal claro do limite da paciência do povo. Isto é inédito. 95 % dos políticos não cumprem suas promessas, e a prova é evidente.

Em Belo Horizonte, objetivamente, o prefeito Márcio Lacerda não consegue levar a cabo o projeto do Metrô, coisa que existia já nos fins dos anos 1800 em Londres. Ah, mas dirão que aqui é o Brasil. O Brasil foi colonizado por Europeus que já estavam em estágio avançado de civilização. Não fomos colonizados por homens de Neandertal, mas por povos que construíam caravelas e galeões capazes de carregar de 300 a 500 pessoas, ao contrário de quem pensa que elas eram minúsculas.

Querem sempre justificar que não podemos ter progresso compatível com a Europa, como se estivéssemos começando a história Universal agora.

O PSDB

O PSDB é um partido ? Sim. Mas também é a máscara por detrás da qual se escondem políticos que são verdadeiros escravos a serviço dos empresários que ganham muito dinheiro loteando os serviços, Parcerias Público Privadas e concessões governamentais. Eles também querem um ROSTO, mas escondem o dos empresários da construção civil que ganham todas as concorrências neste setor concorrido, o dos mineradores, o dos empresários do setor de cimento, dos supermercados, etc.

Olha só os elementos que estão na direção deste partido: Aécio Neves e Fernando Henrique. É isto mesmo, o "Aecinho" no qual o povo mineiro desinformado votou. E Fernando Henrique, quem é ? É o arremedo de Presidente medíocre que teve que deixar o Palácio do Planalto pela porta dos fundos, pois o povo se cansou de suas mentiras e de seus atos para sustentar a elite do país.

Os políticos brasileiros perderam para estudantes organizados socialmente pelos meios eletrônicos.

O poder e o mando

O poder e o mando do Brasil já não está mais em nenhum dos três poderes legalizados na Constituição Federal, mas na Sala de Estar de gente que nem sonhamos que existe. Estas pessoas nem sequer vão nas lojas de Shoppings de luxo comprar. Os vendedores vão às suas casas levar os produtos. Você, do povo, imaginava algo deste tipo ?

A elite cuida muito bem de esconder o seu ROSTO, pois identificados, seriam alvo de sequestro. Suas fortunas são bilhão, e não milhão. Segundo a Consultoria Merril Lynch, o Brasil ganha um novo milionário a cada hora, e tem gente que se espanta com isto. As pessoas que detém o mando no Brasil ganham é bilhões, mas apenas um décimo é declarado, pela multiplicidade de laranjas que estão a seu serviço.

Democracia

E num desespero imensurável, os apresentadores dos jornais, bem instruídos pelo poder, estão ligando a democracia à existência obrigatória de partidos. Estes do Brasil já mostraram, com provas irrefutáveis, que não servem. Democracia é um governo cujas diretrizes e bases saem do povo. Se um Prefeito diz que não reduzirá a passagem, insumo básico para a mobilidade de seus governados, ele não mais representa o povo.

Quatro anos de mandato é muito. O mandato deve ter prazo até que o detentor do cargo passe a agir de modo indevido e anti-democrático. Ele deve ser passível de avaliação periódica através de Indicadores alimentados pelos liderados. Hoje isto é possível graças à Internet. O cidadão poderia então preencher um questionário mensalmente, por meio eletrônico e, caso o político fosse mal avaliado, teria que ir para a rua.

Conclusão

Cuidado com o que a imprensa diz, pois acordos de gabinete são feitos para manter o poder sempre estável na mão das elites. Teses são jogadas na TV para você engolir. Os jornais de TV não são a verdade absoluta, e nem os apresentadores são anjos.

E não esquecendo:

PARABÉNS ESTUDANTES BRASILEIROS.




2 comentários:

  1. Ai Bernardo. O que precisa é uma democracia participativa, ou você tem sugestão de um outro modelo que não seja o anarquismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está no texto. Fim do mandato com tempo determinado. O mandatário terá que ter avaliação constante, mensal, assim como nas empresas existe para os empregados.

      Excluir