quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O trânsito com seus engarrafamentos dá demissão por justa causa ?

Quando se não é surdo, somos obrigados a ouvir de tudo.

Um juiz do trabalho, falando no rádio, disse que o trabalhador que se atrasa com a desculpa de trânsito ruim PODE SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA.

Bem, vamos ao contexto. Estamos em Belo Horizonte (este blog é exclusivamente Belo Horizontino), uma capital com mais de 2 milhões e oitocentos mil habitantes. Estes habitantes tem um perfil de trabalhar longe de seus bairros residenciais, pois humildes, não tem condições de se encaixar em moradias mais próximas do grande Centro, que é onde está o dinheiro, as boas empresas (não lojinhas de bairro), e os empregos que remuneram melhor.

O transporte coletivo de Belo Horizonte é desajeitado, caro, ineficiente e anacrônico. As ruas são estreitas e estes ônibus "mastondontes" fecham o trânsito a cada ponto em que param. Os percursos incluem ruas estreitas, em que por vezes o trocador tem que descer do ônibus para procurar o dono de um carro que estacionou bem na esquina e que impede a manobra do ônibus. Os passageiros se sujeitam a assaltos, ônibus lotado, horários que não se definem, falta de troco, assédio corporal (as mulheres), sujeira, lentidão, desconforto.

Ninguém é obrigado a sair de casa 6 horas da manhã para chegar no trabalho as oito horas, todo dia. A admitir isto, este juiz está corroborando o trabalho escravo. Antes de condenar o trabalhador, este juiz deve é obrigar o Prefeito, o Secretário do Planejamento e o Secretário dos Transportes do município a fazer O MÌNIMO. Onde está o metrô de Belo Horizonte, o BÁSICO ? É isto, os gestores públicos devem fazer o BÁSICO.

A Secretaria dos Transportes deve planejar as rotas e horários de ônibus para servir melhor. As rotas não devem incluir ruas estreitas de "fundo de bairro", onde os moradores estacionam seus carros pois os imóveis são de um tempo onde não havia nem um carro na família. Os horários de ônibus devem ser "comprimidos" desde uma hora antes do início de expediente das empresas até 10 minutos depois, e só então serem dilatados. E deve-se estudar com seriedade o escalonamento dos horários das empresas e das escolas, pois sair todo mundo no mesmo horário é uma burrice.

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