domingo, 12 de agosto de 2012

Boca do Forno explora seus clientes

Vivemos em um país livre, democrático e economicamente "emergente". O empresário é livre para se estabelecer como comerciante, abrir o seu negócio, cumprir a Lei, pagar impostos, e RESPEITAR O CONSUMIDOR

Mas o que é uma loja, uma empresa? O conceito do comerciante INESCRUPULOSO é:

Fazer comércio para ganhar dinheiro.

O conceito de trabalhador também JÁ FOI:

Trabalhar para se sustentar.

Agora o conceito de trabalho, segundo os juristas é:

O Trabalho existe para INSERIR O INDIVÍDUO no contexto da sociedade.

Portanto, o empresário abre o seu comércio agora para PROPORCIONAR O CRESCIMENTO E A MELHORA DA SOCIEDADE. Não existe mais lugar para a atividade EGOÍSTA e simplesmente acumuladora de riqueza para si próprio. Os negócios agora visam a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade da atividade comercial, da sociedade e do município.

Mas qual é o motivo da polêmica ?

A franquia Boca do Forno ousa cobrar mais de R$ 5,00 por uma garrafa de Coca-Cola de 500 ml, muito acima dos três Reais dos lugares e eventos mais caros de Belo Horizonte, pelo menos.

Poder-se-ia dizer que em certos bairros o público é diferenciado (expressão inventada para esconder razões escusas e imorais). O valor cobrado foi observado no São Bento. Seria o público citado DIFERENCIADO ?

Dizemos que ninguém é diferenciado o suficiente para pagar mais caro por umn produto tão comum quanto uma Coca-Cola ou um salgadinho. Aliás, os salgadinhos da Boca do Forno já foram melhores, mas hoje são comuns demais, sem contar o atendimento de funcionários absolutamente na média, sem o comportamento consciente do passado. E não adianta dizer que é difícil encontrar trabalhadores, pois se existe um em cem, basta procurá-los. E se o caso for salário, basta pagar o digno de uma franquia DIFERENCIADA (que termo nojento).

A solução

A solução é caracterizar este tipo de cobrança como Crime Contra a Economia Popular, ou então promover um Nivelamento Conceitual. O que seria este Nivelamento ? Se o estabelecimento cobra acima da média, suas instalações tem que ser acima da média, seus funcionários tem que ter comportamento acima da média, e a qualidade dos gêneros oferecidos tem que ser acima da média.

Para que isto aconteça, é preciso criar uma classificação para Lanchonetes, Padarias e demais estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, ou seja, este segmento empresarial tem que correr atrás de qualidade e largar a mediuocridade em que vivemos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário