terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Oi Velox deixa telefone mudo

Para abaixar seus custos operacionais, a já famigerada operadora Oi, ex Telemar, resolveu adotar o padrão ADSL para a Internet.

O padrão ADSL utiliza a mesma ligação telefônica, como se fosse um par trançado. Este padrão permite velocidades de transmissão de 20 Mb ao invés dos magros 5 Mb da Internet a cabo. Em outras palavras, é mais fácil (pois utiliza a rede telefônica) e mais barato implantar a Banda Larga através deste ADSL do que melhorar as conexões a cabo.

Bem, mas aí entra a operadora Oi, e as coisas ficam difíceis, pois eles não estão preparados, tanto em capacitação (técnicos novos e que precisam repetir as visitas) quanto em infra-estrutura. Os quadros de telefonia, a não ser das operadoras que estão começando agora, estão uma bagunça. É comum ouvir os técnicos reclamando de um re-serviço porque alguém alterou a velocidade de uma linha e transferiu a mesma para outro DG ou ainda um quadro da nova tecnologia.

Então ocorrem os tropeços com ligações para o 10331 ou 10631, onde as ligações são passadas de atendente para atendente, caem, geram insatisfação, cancelamentos, e a redução de custos não aparece. Isto acontece porque aqui é o Brasil.

A ANATEL deveria aplicar IMEDIATAMENTE multas sobre cada serviço que precisa ser refeito. As visitas técnicas deveriam ter hora marcada. Os técnicos que não conseguem lidar com a quantidade de demandas (pois não acabam os serviços, ou porque tem que lidar com a infra-estrutura falha ou porque não tem competência) mentem em suas ocorrências, falando que não acharam o cliente em casa, e fica por isto mesmo.

Por isto, aconselhamos que o consumidor procure outras operadoras, e não faça Oi Velox, até que venha uma regulamentação mais pesada sobre estes incompetentes.

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