segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A praga do telemarketing e como combatê-lo

Apesar de problema nacional, vamos tratar do telemarketing como uma "praga urbana".

Os operadores deste lixo que se tornou esta ferramenta moderna se transformaram nos gafanhotos tentando comer a "nossa colheita" que é o nosso trabalho suado e um tempo que poderíamos ter de descanso.

Sua natureza se tornou tão daninha, que o PROCON de São Paulo já disponibiliza aos cidadãos paulistas (somente paulistas por enquanto) um serviço pela Internet que desautoriza estas empresas perversas de ligar para os cadastrados no serviço, sob pena de multa a cada chamada.

Em Minas Gerais, já existe projeto de lei (5.034/10) na Assembléia Legislativa que altera a lei 19.095/2010 que trata das regras para o telemarketing. Uma vez aprovado, Minas Gerais teria, à semelhança de São Paulo, o mecanismo de "não importune", ou seja, um cadastro de clientes que não poderiam receber ligações do telemarketing.

Recomendações

A primeira seria a de adquirir um BINA (mostra a origem da ligação). A segunda, uma vez dispondo do aparelho, seria a de verificar o prefixo do telefone de origem. Se não for do seu estado, não atenda, ou atenda e coloque no gancho novamente. A terceira seria a de que, uma vez que se tire o telefone do gancho, aguarde o outro lado falar alguma coisa. Se nenhuma voz se manifestar, é porque a ligação está sendo feita por uma máquina que rastreia uma lista de números de telefone, portanto, recoloque o telefone no gancho.

Adote a política de não atender telefone de noite, hora preferida por estas "ervas daninhas" e comunique aos amigos e parentes. Diga para ligarem para o celular e desligarem após dois toques, ou três. Assim você saberá, pelo combinado, que eles ligarão posteriormente para o telefone fixo.

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