sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A CEMIG pode provocar falta de água

Alvo de muitas reclamações, a CEMIG vem escrevendo uma história de muitas quedas de energia elétrica em Belo Horizonte.

Os técnicos da CEMIG são muito eficientes, mas ficam sobrecarregados por uma cidade que cresce demais e por um planejamento ultrapassado, longos processos de licitação, etc.

Mas e a água, o que tem a ver com a CEMIG ?

Vamos lá para o Rio das Velhas, Rio Manso e outros grandes reservatórios naturais de água. Nossa edificações ficam acima do nível destes rios e de outros com importância menor, mas necessários para abastecer esta megacidade que é BH. Então é preciso elevar a água de modo que alcance e ultrapasse a altura da caixa de água mais elevada que tivermos.

E como se eleva a água acima de um determinado nível ? Usa-se bombas de uma capacidade muito grande em potência, modidas por motores muito poderosos, a custa de muita energia elétrica. É neste ponto que a energia elétrica é vital.

Portanto, se a energia elétrica faltar, as bombas não funcionam. Se elas não funcionarem, a água bombeada para de chegar à nossa cidade. Os consumidores vão então reclamar na COPASA pela falta de água quando ocorrem tempestades, e deveriam reclamar é com a CEMIG. Ninguém pensa nisto, e quem sofre é a COPASA. A se esconde não divulgando que ela é a culpada, e ninguém fala nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário