domingo, 27 de janeiro de 2013

Muro de arrimo desaba no São Bento

Devido à chuva fina, na tarde de hoje (27/01/2013), por volta de 15:00, um muro de arrimo desabou na Avenida Professor Cândido Holanda, bairro São Bento.

Dias antes os moradores do prédio que fica atrás e acima dos fundos do prédio em questão observaram o aparecimento de rachaduras na quadra sustentada por este muro. Era o processo em seu início. Pois hoje, de tarde, o muro não caiu, mas deslizou, atinginfo a parede de um dos apartamentos do primeiro andar, e lá se encontra, até agora, apoiado, em situação no mínimo inusitada.

A defesa civil (CEDEC) chegou rapidamente ao local, e está avaliando a situação do prédio de número 70, do condomínio do Edifício São Tomás de Aquino, próximo da Escola de mesmo nome.

Os moradores desceram do prédio e ficaram no meio da avenida, olhando a situação. A defesa civil isolou o prédio e o prédio vizinho também.

Foto antes do desabamento do muro

O muro que deslizou está ao fundo desta garagem (da direita)

O prédio à esquerda também está ameaçado.

Fotos e explicação

Antes

Esta lateral do terreno do prédio acima do nível da rua se transformou em um reservatório de lama. A lama é muito mais pesada que a terra. As paredes então cederam à pressão lateral.


A peça de concreto solta, estava à esquerda (seta)

No local apontado pela seta ficava uma quadra

Vista da garagem


A peça de concreto do muro girou e atingiu um apartamento do segundo andar

Local onde a peça atingiu o prédio

A peça girou no sentido apontado pela seta, num movimento de "abre porta"

Nenhum comentário:

Postar um comentário