sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tarifa de Energia Elétrica vai baixar

Em Março deste ano (2013), os industriais e os consumidores começarão a usufruir dos benefícios da Energia Elétrica mais baixa.

Insumos de produção

Existem setores em que a Energia Elétrica é um dos insumos mais significativos em termos de custo, como:


  • Indústria do Alumínio;
  • Tratamento e Purificação da Água;
  • Indústria Automobilística;
  • Serralheria;
  • Indústria de Congelados;


Estes e outros setores que tem na Energia Elétrica o seu maior custo, ou até em segundo lugar, sentirão os ganhos logo no primeiro mês de faturamento. Daí, o preço final dos mesmos deverá baixar, porque se isto não acontecer, a margem de lucro no Brasil, que é de 100 % ou mais em alguns setores, vai subir.

Capital de giro

O industrial tem que ter consciência de que a sua produção que já vem aumentando, poderá aumentar ainda mais, com consequente aumento do seu capital de giro. O lucro é o que menos impulsiona a economia, pois o que o consumidor vai deixar de gastar em Energia Elétrica não é significativo. Uma conta de R$ 160,00 vai baixar de mais ou menos um quinto, ou seja, pouco mais de R$ 30,00.

Portanto, abaixar os preços vai fazer a economia ganhar enorme fôlego, estimular consumo, e provavelmente aumentar a oferta de crédito, não porque o consumidor vai ter mais dinheiro, mas porque o número de financiamentos desde veículos até eletrodomésticos vai praticamente dobrar.

Inflação

Com a queda de preços, a Inflação, que vinha mostrando os dentes menores, vai cair por pelo menos um ano, ou pelo tempo que o governo federal aguentar cobrir perdas que algumas concessionárias de energia elétrica como a CEMIG se recusam a ter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário