domingo, 27 de janeiro de 2013

O que a tragédia da boate Kiss em Santa Maria evidencia

Este é um blog de estudos de problemas urbanos.

Vamos direto ao assunto, colocando em evidência aquilo que mais dá dinheiro hoje em dia: eventos.

A indústria

Em torno do assunto eventos temos os seguintes segmentos empresariais:

  • Firmas de aluguel de acessórios para eventos;
  • Empresários de bandas de qualidade duvidosa, que aceitam cachês mais baixos, para se tornarem conhecidos;
  • Gráficas que fazem os convites e folders;
  • Agências de publicidade para promoção dos eventos;
  • Contatos no governo para fazer com que o evento fique notório;
  • Empresas que fazem os brindes;
  • Vendedores de cerveja, whisky, vodka, refrigerantes e bebidas;
  • Donos de espaços para eventos;
  • Traficantes que vendem a sua droga.


Estes segmentos formam uma máquina industrial, à qual interessa promover festas, seja em ambientes fechados, seja em praças.

O alvo

O alvo principal é o jovem, pois a maioria deles quer se encontrar com outros jovens, seja à noite, seja no fim de semana, senão ele sente que perde a sua vida. A televisão e Internet enfiam na cabeça de moças e rapazes que eles tem que sair e se divertir, viajar, etc.

A razão

Sem raciocinar muito, nesta época materialista e do TUDO FÁCIL, além do mais com a situação econômica privilegiada, público tem prá dar e vender. Pois bem, os setores enumerados no item "A indústria" querem é DINHEIRO.

E promover uma festa, uma balada, é fácil demais. Toda a "indústria" já tem suas "cartas marcadas". E a potencialização dos lucros se dá através da contratação de seguranças inexperientes (a profissão nem é regulamentada), e através da superlotação do espaço. Um espaço de 1000 pode muito bem receber 1500. Jovens adoram contar depois que a balada para a qual foram estava lotada.

O resultado

O resultado, quando se tenta maximizar os lucros, em torno de vidas humanas é ... problemas, No caso de Santa Maria, houve mais de 200 problemas.

O conselho

O jovem tem que parar de se aceitar como um produto, não de consumo, não. Neste caso, foi pior ainda, os jovens foram usados como embalagens, para serem preenchidos de fumaça, numa caixa de "presente" em forma de caixão, com música e tudo, mas de natureza de morte.

Jovens vítimas da promoção de eventos massificantes. E a desculpa é sempre a mesma:

Nosso estabelecimento está dentro das normas,
mas aconteceu esta fatalidade .

Um comentário:

  1. Jovens têm o direito de se divertir, alías, todos nós, e pagamos por isso.O que se espera é que os locais atendam às normas de segurança. Infelismente em nosso país são poucos os empresários, principalmente do entretenimento, que possuem consciencia cidadã e responsibilidade.Irresponsabilidade e a busca de lucro fácil ocasionam tragédias como essa. E junto a isso, a impunidade contribui para que essa não seja a última.

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