terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Os ladrões da noite - Roubo de material de construção

Há pouco tempo ouvimos um empreiteiro da construção civil reclamar que, mau acabara de cercar o terreno para iniciar um prédio de nove andares, e ladrõezinhos já entraram de noite no terreno para roubar areia, ferros e pedras.

Como os carros muito usados e camionetes leves estão muito baratos, o ladrão tem estrutura para fazer o transporte do roubo. Eles já tem seus "rastreadores" em bicicletas ou motos que fazem o levantamento de novas construções.

Soluções

Além da cerca farpada, eletrificada e dos cães, pode-se colocar o vigia. Quando se coloca as câmeras e a Polícia é acionada, identifica-se os surrupiadores como membros da chamada erroneamente "comunidade" próxima. É sempre assim. E os vigias são interrogados pelos malandros, para saber o que já tem dentro do pátio de obras.

Trocando em miúdos, osa empreiteiros acabam por financiar as obras precárias feitas em áreas de risco, que acabam aumentando os problemas da CEMIG e da COPASA, pois não são planejadas, provocam perdas de água e desperdício de energia e desbalanceamento de cargas devido aos "gatos".

O correto é o morador se cadastrar nos programas específicos de moradia promovidos pelo governo em áreas que já nascem com infra-estrutura de saneamento e de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário