quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Taxi mais demorado do que ônibus ?

Chegamos realmente ao cúmulo da falência do sistema de transportes e caos no trânsito.

Hoje a espera por um taxi pode ir de 10 a 20 minutos. Recebemos reclamações e não estranhamos, pois nós mesmos já ficamos 15 minutos esperando um taxi, e eles só passam cheios. E não é devido ao preço baixo, pois não consideramos a tarifa baixa o suficiente para levar o público em geral a utilizá-lo, e nem à chuva, pois até na hora em que ela não está presente está dificílimo pegar um taxi.

O que acontece é que a frota de taxis não aumenta a pelo menos 15 anos, os taxis ficam parados nos pontos, muitos motoristas são aposentados e não ficam pela rua em meio ao horário comercial inteiro. Outros obedecem às regras das companhias e tem que ficar nos pontos em número mínimo.

Acrescente-se  a isto a falta de um controle da Prefeitura, taxistas que fazem as próprias regras e o trânsito caótico devido à própria Prefeitura, que vem adiando uma intervenção eficaz no trânsito.

O aumento de tarifa pode ser um meio perverso de remediar a situação (12% conforme o pedido pelos sindicatos), mas só vai esconder um problema de maiores proporções debaixo de uma solução elitista.

O cerne do problema está na gerência do transporte público. E depois ficam perseguindo os chamados clandestinos, que com seu serviço aliviam a tortura que se estabeleceu sobre os cidadãos de BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário