quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Obtenção de visto para os EUA - A falta de um consulado

Belo Horizonte é uma capital mesmo ?

Somos a capital de um dos maiores estados do Brasil em população. Possuímos enormes e inigualáveis reservas minerais que ajudaram a dar o nome de Minas Gerais para esta enorme extensão de terra, com mais ou menos 850 municípios, mais de 17 milhões de habitantes, uma enorme malha rodoviária e outros predicativos em matéria econômica.

Mas apesar disto, parece que nossos governantes não tem uma consciência deste potencial, e em seus discursos falam do "enorme potencial", mas isto não lhes adentrou a consciência. Isto se reflete nas relações internacionais. Vocês sabiam que, por exemplo, no caso de um Consulado Americano, só Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife os possuem.

Minas Gerais NÃO TEM UM CONSULADO DOS ESTADOS UNIDOS.

O que é isto ? Uma piada ? Será que nenhum governador se apercebeu desta DEFICIÊNCIA ? Sim, Minas Gerais é um "deficiente internacional". Mas o que isto significa para o cidadão que quer viajar para os Estados Unidos (como os habitantes de Governador Valadares) ? Significa que ele tem que pagar passagem e hospedagem para um dos estados que tem consulado (quatro apenas), isto sem falar na pilha de documentos necessários. Documento tudo bem, mas ter que se deslocar do seu estado para tirar um visto é simplesmente abusar de nossa inteligência e declarar a incompetência de nossas autoridades em fazer o mínimo.

Dizem que estamos em um mundo globalizado, e os interesses comerciais ditam leis, regras e procedimentos. Ora, se o mundo está globalizado, a facilidade de movimentação entre os países e os procedimentos para importação e exportação deveriam ser os mais rápidos e eficientes. Vocês acham rápido e eficiente ter que sair de seu estado para ir buscar um simples visto, e isto para a potência econômica que domina o mundo, dita a moeda e as idéias comerciais ?

Mesmo que signifique um grande custo ter que importar toda uma estrutura e pagar por sua manutenção para termos um consulado americano em Belo Horizonte, o olhar para o futuro, a lógica, o bom senso e o status de capital EXIGE que o governo de Minas Gerais comece a estudar IMEDIATAMENTE o estabelecimento de um Consulado Americano na cidade.

E então poderemos dizer que Belo Horizonte é uma capital internacional, e não uma roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário