quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Assaltos no bairro Santo Antônio

Já dissemos que os assaltos ocorrem com maior frequência no fim de ano, e da sua motivação.

Leia mais sobre isto

O bairro Santo Antônio está dentro da área de atuação dos malandros, oportunistas e criminosos atocaiados no Morro do Papagaio. Eles possuem algumas formas de atuação, que podem ser:


  • Abordagem de moças e senhoras;
  • Abordagem de funcionárias da Copasa (companhia próxima);
  • Quebra de vidros dos automóveis para roubar alguma coisa (furto);
  • Roubo de bolsas e pastas via motocicleta, onde o garupa toma os objetos;
  • Roubo de motoristas relaxados que teimam em ficar dentro dos carros com vidros abertos;
  • Roubo de moças que saem da Academia Body Shape e teimam em arrumar o porta-mala de seus carros.


Pois bem, nos últimos 4 dias foram pelo menos três assaltos. Uma moça perto da Padaria Santana, um homem que subia a rua Paulo Afonso com uma pasta e outro homem que saía da Copasa também com uma mala, esta sabidamente com dinheiro. Este último foi rendido com uma arma por dois bandidos em uma moto.

Como um órgão público a Copasa deveria ter seguranças no seu entorno, para proteger o grande número de seus funcionários e inibir assaltos na região, já que os moradores emprestam seus espaços para carros para tantos funcionários. Seguranças não tem poder de polícia, mas tem dois olhos e podem ter um rádio ou celular.

Em nossa sociedade, um tem que cuidar do outro. Se você pensar que não tem nada a ver com a segurança de seu próximo, um dia você vai precisar dele, e ele nada fará por você.

Os aspectos estratégicos

A grande extensão do quarteirão da Copasa deixa o transeunte das ruas Carangola e Mar de Espanha numa situação difícil. Se ele é abordado, não tem como se refugiar em uma loja. A rua São João Evangelista também forma um quarteirão extenso entre as ruas Mar de Espanha e Leopoldina.. E nesta área o comércio não se faz muito presente.

A solução

A solução é o poder público fazer a vigilância na área compreendida por estas ruas, e a solidariedade entre moradores e funcionários da Copasa. Acrescente-se a necessidade de instruir as pessoas a saírem em grupos, preocupando-se uns com os outros e não permanecendo até muito tarde no trabalho. E finalmente, recomenda-se que a população pare de dizer que "NÃO ADIANTA CHAMAR A POLÍCIA". Adianta sim, pois os BOs tornam o trabalho de inteligência da PM mais eficiente.

Um comentário:

  1. Infelismente esse bairro esta uma vergonha, tive meu carro arrombado e minha mochila com materiais escolares levada por esses marginais.
    lamentavel.

    ResponderExcluir