quinta-feira, 14 de abril de 2011

Preço de gasolina diferenciado para táxi

Os proprietários de concessão de taxi já possuem isenções de impostos para a compra do veículo. No tempo de vida do veículo para a praça (2 anos), o gasto de gasolina é de 1/10 a 1/8 do valor do veículo, para quem anda bem pouco. No entanto, fazendo 10 corridas, o gasto é igual ao valor do veículo.

É mais do que justo, e em se tratando de um serviço de utilidade pública, o taxi ter desconto, não através das cooperativas, mas em qualquer posto de gasolina do território nacional. Os 6000 táxis de BH perfazem uma fração muito pequena da frota de automóveis (0,6 %). A alíquota de desconto, frente a este percentual em relação à frota, poderia ser significativa, sem afetar o faturamento dos postos. Tais postos também poderiam ter incentivos no momento da compra do produto da distribuidora, apresentando a contra-prova dos abastecimentos destes veículos.

Contra-partida

A contra-partida é clara para os donos de postos, que teriam isenção na bomba, com talvez um mês de atraso, mas algo que sempre representa um ganho. E os motoristas de taxi poderiam andar mais sossegados, sem ter que se poupar ficando parados muito tempo nos pontos, à espera de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário