sábado, 23 de julho de 2011

Mulher morta próximo ao Verdinho - Bairro São Bento

A falta de cuidado com o entorno da avenida Cônsul Antônio Cadar e rua professora Iracema Pimenta rendeu mais um "fruto". Ontem (22/07/2011), uma mulher foi morta em frente ao tradicional Bar Verdinho, avenida Cônsul Antônio Cadar, no Shopping São Bento. O crime se deu no interior de uma das lojas da franquia Subway Lanches. O assassino, com capacete de motoqueiro, subiu a rua Iracema Pimenta, depois rua Antares, e se evadiu pelo beco no fim da rua. O marginal que lhe dava cobertura fugiu em um Pálio prata, de acordo com um morador que viu o final da ação criminosa pela janela de seu apartamento, após ouvir 3 tiros e gritos de uma mulher.

A vítima foi a empresária Giuliana Miquilino, de 38 anos, que estava acompanhada da prima, e já com passagem comprada para voltar à cidade de Peçanha com a filha.

Providências

Chamada a PM, mesmo com o 22º Batalhão bem próximo, a primeira viatura chegou 10 minutos depois. Em tentativas de homicídio, com tiros, 10 minutos é uma eternidade. E o SAMU demorou 30 minutos, mais que uma eternidade para quem levou dois tiros.

Já ligamos para o SAMU, certa vez, e a quantidade de perguntas que o médico faz, para uma pessoa que está desnorteada deste lado da linha, é enorme, e pura perda de tempo. Apesar dos trotes, é preferível que a equipe se prepare enquanto o médico está na ligação, do que ficar conferindo se é um caso real ou não. Quem tem o preparo e a frieza necessários para avaliar alguém agonizante são os médicos e enfermeiros, e não o cidadão comum.

Precedentes

A lanchonete em questão já foi assaltada 3 vezes, e, segundo os moradores, o dono da lanchonete contratou seguranças para o período noturno.

Na esquina citada, um imóvel abandonado, ex-Shopping da Noiva (Lilita Noivas), que está para alugar tem muito tempo, virou coito de marginais e mendigos. Está tudo sujo em volta, e estes malandros estão ali vivendo, dormindo, comendo e sujando. Já foi dada queixa à Prefeitura, mas nada foi feito.

O bar do Frade, tradicional, próximo dali, está desocupado e por alugar tem quase um ano. Outros imóveis próximos, que não alugam devido ao preço irreal que estão pedindo por eles, também estão abandonados. O entorno desta avenida próximo ao Verdinho está tomado por mendigos.

O bairro também, pasmem, tem casas abandonadas. Como pode um lugar tão valorizado se permitir isto.

Versão Oficial

A versão dada pelos noticiários, um tanto duvidosa, é a de que o criminoso tencionava matar um policial que estava à paisana na lanchonete, e então começaram a trocar tiros. Ora, se o policial estava à paisana, foi algo encomendado. E se o criminoso se evadiu para o beco próximo, estava a mando dos traficantes locais. Como a área de atuação do policial é a Pedreira Prado Lopes, vê-se claramente a ligação entre traficantes em BH, pois o criminoso sabia onde se acoitar após a ação.

Seria este policial à paisana o segurança noturno contratado ? Foi então uma tentativa de assalto ?

Furtos a veículos

Quem estaciona na subida da rua Iracema Pimenta, à noite, tem seus vidros dos carros quebrados, e pertences furtados. As patrulhinhas da PM passam de vez em quando, mas não conseguem pegar os meliantes. É preciso vigilância.

Não existe uma presença ostensiva da Polícia Militar, necessária em área comercial. O princípio utilizado pelas autoridades de segurança, de fazer o levantamento estatístico de ocorrências, para distribuir as patrulhas não é satisfatório, pois os meliantes migram para as áreas menos policiadas. E o absurdo é a localização do 22º Batalhão da PM na barragem Santa Lúcia, bem próximo ao local do crime.

O Beco da rua Antares

Uma entrada de beco em uma região nobre como é a do São Bento NÃO PODE TER UM BECO exposto, como rota de fuga para marginais. O beco tem que ser fechado. É problema de lógica e segurança.

Contato com autoridades

Foi feito contato através do site do Vereador Léo Burguês, pelo Fale Conosco, para dar ciência da situação do bairro dias antes.

Foi feita reclamação junto à Prefeitura, para dar ciência da presença de mendigos, mas não notamos mudança no quadro geral.

Quem sabe se nossos pedidos tivessem sido atendido e esta morte não tivesse sido evitada ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário