quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Desabamento eminente do Condomínio Vale dos Buritis

Custa acreditar, mas uma pequena edificação, para abrigar famílias no início de sua vida conjugal vai cair por absoluta falta de visão e planejamento de uma das numerosas firmas de engenharia, que ainda leva o sugestivo nome de Estrutura Engenharia, que proliferam em nossa metrópole.

A foto abaixo é a prova de que um conchavo é o suficiente para obter licença na prefeitura para construir em QUALQUER lugar:

Olhe bem para a foto e nos responda:

Você compraria apartamento em um prédio PENDURADO no morro, deste jeito ?

Quem deu autorização para se construir VÁRIOS prédios neste poleiro ? Por um acaso o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) apreciou este projeto neste lugar e deu seu aval ? A Prefeitura de Belo Horizonte aprovou ?

Segundo a Lei 6766/79, que dispõe sobre o "Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências", em seu Artigo 1º, parágrafo 4:

"Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes."


E em seu Parágrafo 5º:


"Consideram-se infra-estrutura básica os equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, redes de esgoto sanitário e abastecimento de água potável, e de energia elétrica pública e domiciliar e as vias de circulação pavimentadas ou não.(Incluído pela Lei nº 9.785, 29.1.99)"

Ou seja, os empreendedores ignoraram a lei, e querem que estas providências sejam tomadas agora. Portanto, o local onde o prédio foi construído nem é considerado LOTE pela lei. É um terreno virtual sem abrigo da legalidade, é um sonho, uma quimera, ou um pesadelo.

A situação destes prédios chega a ser pior do que a dos edifícios do bairro Novo São Lucas que deram problemas semelhantes perto dos anos 90.

Isto é um absurdo, e os Engenheiros, em franco e deslavado corporativismo, estão tentando alegar que a culpa é da Prefeitura que não fez uma rede pluvial (água de chuva) e da Companhia de Águas daqui de nossa cidade (COPASA).

A culpa, segundo a foto, é da Construtora. Daqui a pouco vão colocar a culpa em São Pedro, pois teima em mandar chuvas fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário